sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

NEANDERTHAL

“Não vivo nem no passado nem no futuro; estou afirmado no presente. Não posso saber que é o que tem de trazer consigo no dia de manhã; posso tão só ater-me ao que hoje é para mim uma certeza.” (Igor Stravinsky)


Há pouco mais de dez anos eu assistia vídeo aula no meu vídeo cassete e achava aquilo o máximo: poder ter aquele ídolo, aquele músico virtuoso ou aquele grande professor na minha casa me falando sobre seu instrumento na hora que eu quisesse. Complicado era quando o cabeçote sujava ou a fita mofava. Hoje olho pra minha coleção de vídeo aulas e não tenho a menor saudade daquele ritual de colocar a fita pra assistir. E aconteceu tudo muito rápido. Com o advento do DVD tudo ficou mais fácil, mais simples. Se quero assistir a parte final de um show ou filme, hoje vou direto no ponto através do menu, sem precisar ficar esperando e olhando a numeração enquanto a fita corre. E com o surgimento do Youtube, a revolução se fez de vez. Agora assisto os mesmos músicos que eu assistia naqueles vídeo aulas em performances ao vivo e em várias versões. Mais doideira ainda é pensar que eu mesmo posso colocar meus vídeos lá e divulgar pros amigos ou pros alunos. Com uma maquininha digital eu faço, refaço, deito e rolo na hora de gravar/filmar uma música ou uma lição. Lembrando dessas aulas, pensei em aproveitar toda essa tecnologia aqui na escola. Quero montar alguns vídeos didáticos dando dicas pra moçada, tocando aquela música que ninguém acha em lugar nenhum e até mesmo registrar momentos únicos como aquele encontro de alunos que nunca se viram e mesmo sem ensaio saíram tocando aquela música. Dá pra fazer muita coisa: filmar canjas de aluno com o professor, registrar preparação de arranjos e ensaios pra audição e sarau... Por isso não vejo a hora do pessoal começar a ensaiar pra eu começar a preparar esse material e jogar tudo lá no Youtube. Mas como sou um homem das cavernas, ainda não me acostumei com tudo isso. Tô aprendendo a mexer pra tentar fazer legal. Espero que logo.


postado ao som de “TNX” (Naná Vasconcelos)

Sem comentários:

Enviar um comentário