terça-feira, 1 de setembro de 2009

ROQUEIRAS BRAZUCAS

"As mulheres serviram todos estes séculos como espelhos possuindo o poder de refletir a figura do homem duas vezes maior que seu tamanho natural." (Virginia Woolf)

Finalmente consegui reunir num cd várias cantoras que representassem os anos 80 no cenário do pop rock nacional. Essa coletânea, que vai ser vendida na escola, já tava na minha cabeça desde o início do ano mas faltava completar com alguns nomes importantes e escolher duas músicas de cada intérprete. Definir quais músicas entrariam foi a etapa mais difícil. Meu critério foi considerar o pessoal que surgiu naquela década mas eu não podia deixar de fora a rainha Rita Lee que começou nos Mutantes lá no início da década de 70, e a doidona Ângela Rô Rô por ser uma das pioneiras no blues. Cely Campello ficou de fora porque vou colocar a mãe de todas na coletânea de Jovem Guarda. E acho também que a sonoridade do seu som iria contrastar com todo o resto do cd. Outras que entraram sem fazer parte daquela geração foram a Marisa Monte e a Cássia Eller. A Marisa pelo seu flerte com o rock e o pop em vários trabalhos e parcerias, mesmo se tratando de uma cantora que adora o samba e a MPB. A Cássia por ter lançado seu primeiro álbum em 1990 gravando desde Cazuza até Beatles. Preferi deixar de fora o grupo punk Mercenárias por ter um som muito cru e não combinar com o título da coletânea. Outra banda bacana que não entrou foi o Nau que teve como vocalista a ótima Vange Leonel. Como não consegui duas gravações desse grupo, coloquei duas faixas da Vange do seu trabalho solo. Juntamente com as esquecidas Dulce Quental (Sempre Livre) e Virginie (Metrô) desfilam as consagradas Paula Toller, Marina e Bebel Gilberto.

1 - Agora Só Falta Você (Rita Lee)

2 – Simples Carinho (Ângela Rô Rô)

3 – Eu Te Amo Você (Marina)

4 – Esse Seu Jeito Sexy de Ser (Sempre Livre)

5 – Sândalo de Dandi (Metrô)

6 – Eu Preciso Dizer Que Te Amo (Bebel Gilberto)

7 – Nós (Cássia Eller)

8 – Garotos (Kid Abelha)

9 – Beija Eu (Marisa Monte)

10 – Esse Mundo (Vange Leonel)

11 – Doce Vampiro (Rita Lee)

12 – Tola Foi Você (Ângela Rô Rô)

13 – O Chamado (Marina)

14 – Fui Eu (Sempre Livre)

15 – Johnny Love (Metrô)

16 – Cadê Você (Bebel Gilberto)

17 – Primeiro de Julho (Cássia Eller)

18 – Amanhã é 23 (Kid Abelha)

19 – Eu Não Sou da Sua Rua (Marisa Monte)

20 – Noite Preta (Vange Leonel)

Postado ao som de “Liberdade” (Marcelo Camelo)

1 comentário:

  1. Muuiito boom o cd!

    Bom, até que minha mãe ja está decorando as músicas! kkkkk

    Beijoos

    valeuu

    Lala Martins

    ResponderEliminar