segunda-feira, 20 de julho de 2009

OLHOS VENDADOS

“Em vão buscaremos ao longe a felicidade, se não a cultivarmos dentro de nós mesmos.” (Rosseau)

OLHOS VENDADOS

Olhos vendados não vislumbram o remédio
Que provavelmente não estará num divã
Mas na escola, no primeiro emprego
Ou na casa de uma amiga da sua irmã

Olhos vendados não enxergam o espelho
Que você ignora insistentemente
Mas que é muito seu amigo
Desde que você se conhece por gente

Não ti agrada o que a natureza fez?
Quantos ti olharam mais de uma vez?

Os seus argumentos de que o mundo
Não é um equívoco
Não me convencem não
Só me cativam

Sei que mesmo uma multidão
Cortejando sua essência e beleza
Você fugirá incrédula
Derrotada pela incerteza

Quando você chegar
Não pense no que as pessoas vão achar de você
Quando você chegar só pense
O que achará delas e quem você vai escolher

Olhos vendados não olham pra traz
Onde é feio e triste o filme que passa
Ideal pra ti mostrar como és feliz
E o quanto você sempre sofre de graça

Olhos vendados não deixam perceber
Que os conselhos que você tanto quer
Todos nós compartilhamos
Sem cerimônia qualquer

Até os quinze você leu bastante
Que tal viver de agora em diante?

As vezes é bem mais fácil
Vencer um exército
Do que aquele outro inimigo
Que vive dentro de nós

Sei que sempre será fácil
Falar da angústia que não se vive
Sei que não quero que você
Tenha as dúvidas que eu tive

Não desperdice as oportunidades
E responda a chamada
Porque a vida é irreversível
Até a próxima jornada


Conheci a moça em 2000 quando veio fazer aulas de violão comigo. Mesmo fazendo essas aulas em grupo com as amigas, não se soltava muito por causa da sua timidez. Me lembro das muitas vezes em que eu tirava sarro das suas notas na trave e ela, mesmo vermelha de vergonha, levava na esportiva e achava graça. Bons tempos. As amigas foram saindo mas ela, mesmo sem muito tempo pra praticar por causa dos muitos cursos que fazia, continuou firme e forte com as aulas. Com o tempo fui conhecendo melhor aquela menina legal e nos tornamos amigos. Me confidenciou que fazia terapia por causa dos seus grilos mas mesmo assim não conseguia melhorar. Eu não entendia como aquela menina bonita, inteligente, bacana, com uma família bem estruturada sofria com aquela insegurança, aqueles medos. Resolvi me meter na vida dela e sugeri que largasse aquela terapeuta (que não era uma boa profissional pelo que me contou). Pedi que se desse um tempo até conhecer uma pessoa legal que lhe mostrasse o quanto ela era especial. Ela me ouviu. E influenciado por aquele momento e pela nossa amizade, resolvi escrever a letra de "Olhos Vendados" e lhe dar de presente. A letra acabou servindo de pé de coelho: entreguei a letra pra ela no dia 14 de novembro de 2002 e no seguinte ela conheceu aquele que seria o seu primeiro amor e grande companheiro (com quem namora até hoje). Sua cabeça mudou e eu vi que mais uma vez meu chute acabou num golaço. Musiquei a letra fazendo a harmonia baseada na música "One" e o arranjo lembrando "Electrical Storm", ambas do U2, grupo que ela adora. Gravei com voz e violão numa coletânea de composições minhas e lhe dei o cd no seu aniversário daquele ano. Apesar de morar bem próxima de mim, quase nunca nos encontramos por causa nos nossos horários corridos. Cruzei com ela no início do ano e o carinho e respeito que percebi vindo dela foi uma coisa sobrenatural, fraternal mesmo. Seu abraço foi como um presente especial e fez com que eu me sentisse um cara importante. Importante pra existência dela e talvez pra de outras pessoas. Tenho orgulho dessa letra, tenho orgulho de ter essa moça como amiga e quero sentir mais vezes isso, ou seja, quero ter orgulho de outras pessoas.

Postado ao som de “Pânico em SP” (Inocentes)

1 comentário:

  1. Relendo a letra lembrei da melodia =3

    Bah, você deveria parar de pegar minha vida pra escrever suas músicas. Senão vou cobrar direitos autorais.

    hehehe! ;D

    ResponderEliminar